segunda-feira, 27 de junho de 2016

O QUE É DOENÇA?



Origina-se de um vocábulo latino " dolentia" que significa dor, padecimento.

Então doença é um conjunto de sinais e sintomas físicos, específicos que alteram um ser vivo, ou seja, altera o seu estado normal de saúde física e mental que podem ser causados por fatores externos ou internos do paciente.


Segundo a curadora norte-americana Bárbara Ann Brennan: " Toda doença é uma mensagem direta dirigida a você, dizendo-lhe que não tem amado quem é você e nem se tratado com carinho, a fim de ser quem você é." Completaria acrescentando que além de nos tratarmos com carinho, devemos também de nos tratarmos com respeito. Respeitar nossas vontades, nossos limites, nosso tempo. Então a manifestação da doença nos sinalizada que algo não está fluindo bem.

Na visão espírita a doença não é uma causa, é uma consequência das energias negativas que circulam por nossos corpos espiritual e material.O controle e filtro das energias são feitos através dos pensamentos e dos sentimentos, portanto, possuímos energias que nos causam doenças porque somos indisciplinados mentalmente e emocionalmente.

O tempo todo recebemos energia vital que vem do cosmo, da alimentação, da respiração e da irradiação das outras pessoas e para elas imprimimos a energia gerada por nós mesmos. Portanto somos responsáveis por emitir boas ou más energias às outras pessoas. Essa energia que irradiamos está impregnada com a energia gerada pelos nossos pensamentos e sentimentos. Dessa forma é necessário filtrar o que pensamos e sentimos e sempre procurar pensar ou sentir algo positivo sobre nós e sobre o que nos rodeiam para elevar nosso padrão vibratório.

Sentimentos como orgulho, avareza, ciúme, vaidade, inveja, calúnia, ódio, vingança, luxúria, cólera, maledicência, intolerância, hipocrisia, amargura, tristeza, amor-próprio ofendido, fanatismo religioso, bem como as consequências nefastas das paixões ilícitas ou dos vícios perniciosos, são também geradores das energias nocivas.


Na homeopatia a doença é vista como um desequilíbrio da energia vital. Então a doença é  muito importante, não para medicar o paciente, e sim para avaliarmos o prognóstico. Para o homeopata, cada ser humano faz a sua doença particular, com sintomas específicos, e ficar doente é um ato muito especial. Assim, uma pneumonia, além de representar uma inflamação dos pulmões, é consequência da forma de viver e sofrer de cada um, e é isto que dá o tom individual do ser humano entre todos na humanidade. 

Então dependendo das influências externas ou internas,  desse desequilíbrio energético causado pelo que sentimos, pensamos e falamos vai se manisfestar fisicamente e mentalmente em uma doença.

domingo, 26 de junho de 2016

OS SETE PRINCIPAIS CHAKRAS

CHAKRA BÁSICO:

Está na base da coluna. Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.

É comum que pessoas com depressão ou que já atentaram contra a própria vida estejam com esse chakra fragilizado. Pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do chakra básico.
Pessoas prósperas e com boa saúde costumam ter um chakra básico igualmente saudável. A missão desse chakcra é fazer com que caminhemos com equilíbrio no planeta Terra e ele expressa a saúde do corpo físico como um todo.
CHAKRA UMBILICAL:
 Energiza toda a área genital e urinária, também cuida da filtragem e circulação de líquidos nos rins e por expelir todas as excreções do corpo. É regido pela Lua (por isso tão vinculado ao feminino, à sexualidade, à maternidade e à criação) e pelo elemento água (vinculado ao liquido amniótico, às relações interpessoais, à autoestima, ao amor-próprio.  A harmonia  desse chakra mede e influencia a qualidade de nossa relação com a Terra, com a família, com as pessoas em geral, e com nós mesmos. Ele representa nosso corpo emocional, armazena emoções vividas em relacionamentos, e nos dá a missão de interagir com o mundo, com aquilo que está ao nosso redor de forma harmoniosa.
Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo, problemas de relacionamento, baixa autoestima. Quando hiperativo, causa intenso desejo sexual e outras compulsões. Se o chakra umbilical estiver saudável, ele estimula o melhor funcionamento dos outros chakras e ajuda no despertar da kundalini; a pessoa tem uma autoestima equilibrada, consegue aproveitar e apreciar os prazeres da vida.
CHAKRA PLEXO SOLAR:
Ele influencia nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor, ansiedade. É um dos chakras que mais precisam ser tratados e harmonizados sempre. Representa o corpo mental.
Quando está bloqueado,  causa enjoo, medo ou irritação. Quando em harmonia, nos dá um poder de realização muito grande, é o chakra que nos impele a agir. Esse chakra tem grande vitalidade quando saudável, e funciona como um radar psíquico, percebendo energias ou presenças espirituais no ambiente.
CHAKRA CARDÍACO:
É responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório, e toda a energia do tórax. Considerado o centro do amor e canal de expressão dos sentimentos, também está vinculado ao equilíbrio, ao amor universal, à compaixão, ao altruísmo e, fisicamente, ao sistema imunológico.
O chakra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chakras, pois está no centro, tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na Terra , e acima, três chakras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração que conecta o Céu com a Terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.
É o chakra mais fragilizado se houver um desequilíbrio emocional. Se for bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio, a pessoa sente depressão, angústia, irritação, pontadas no peito, é excessivamente materialista e apegada.
CHAKRA LARÍNGEO:
Está localizado na garganta e é responsável pela comunicação, pela expressão das ideias, verbalização e concretização de projetos. Fisicamente, cuida da boca, garganta e vias respiratórias. As mãos e os braços são extensões físicas do chakra da garganta, pois são com eles que trazemos as ideias para o plano material, colocando a mão na massa.
Quando apresenta boa saúde e desenvolvimento, facilita a psicofonia e a clariaudiência. Quando apresenta desequilíbrio, pode causar dor de garganta, herpes, dores de dente e/ou gengiva, hiper ou hipotireoidismo. Uma pessoa com problemas de adaptação, ou que aguenta tudo calada, “engole sapos”, pode ter o chakra da garganta bloqueado.
CHAKRA FRONTAL:
Ele controla todos os outros chakras, é dele que saem todos os comandos para o corpo todo; também cuida do lobo frontal, que representa a nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição. O chacra frontal também representa o corpo celestial e é responsável pela saúde dos olhos e do nariz.
Quando está saudável, o ajna adquire capacidade de clarividência e expande a intuição. Ele é fácil de ser trabalhado, pois o usamos muito no dia a dia pela visão. Geralmente, a sua atividade pode ser sentida por uma vibração ou sensação de calor na testa. Esse chakra também representa a dualidade e os dois hemisférios do nosso cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.
Há diversas disfunções nesse chakra, como um excesso de pensamentos, ideias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, falta de foco. Fisicamente, a pessoa pode sofrer com sinusite, que é a somatização dessa congestão mental. Também pode aparecer a sensação de pânico, dores de cabeça, até problemas mentais. A meditação é uma ótima forma de esvaziar a cabeça e limpar o chakra frontal.
CHAKRA CORONÁRIO:
Através desse chakra, podemos alcançar a compreensão de tudo e é por ele que nos conectamos com o plano espiritual, com o Eu Superior, com Deus e o divino em todas as coisas; está ligado à nossa forma de professar nossa fé e evoluir espiritualmente.
Quando ele é trabalhado e desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. Tem muita importância na telepatia, no desenvolvimento da mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. É o chakra por onde penetra a energia cósmica e a energia do Sol também.
O coronário é o chakra mais importante, pois é o responsável por energizar o cérebro, tem influência nas funções mentais e na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, pois regula o sono, o apetite, o humor, entre outras funções.
Esse chakra representa o corpo causal. A vibração dele também indica que estamos vivos. Por esse motivo é que pessoas que dizem não acreditar em Deus, ou não professar nenhuma fé, ou não ter alguma prática religiosa também apresentam atividade no chakra da coroa.
Quando está em desequilíbrio, a pessoa pode desenvolver fobias, problemas neurológicos, falta de fé, depressão, tendências suicidas. Quando está saudável, ativamos toda nossa sensibilidade e vivemos alinhados ao nosso propósito, com saúde, felicidade e muita disposição.

sábado, 18 de junho de 2016

O que é Reiki?

É um sistema natural de cura, uma energia de alta frequência vibratória. O tratamento consiste em imposição de mãos sobre a outra pessoa. o fluxo de energia Reiki flui pelo terapeuta, podendo ser transmitido a pessoas, animais, plantas, água, alimentos, objetos e ambiente. É uma energia sem efeitos colaterais, sem contra-indicação, compatíveis com qualquer tipo de tratamento e terapia, independente da doença ou mal estar, mas não substitui o cuidado médico.
O Reiki atua de forma profunda no indivíduo com a intenção de desintegrar a causa que  gerou o mal, tratando a pessoa como um todo. Atua com resultados concretos na ansiedade, estresse, depressão, insônia, medo, insegurança, como nos órgãos, tecidos e sistemas. O Reiki é preventivo e harmonizador.

Reiki não tem ligação com nenhuma religião.

Reiki é a união de energia Universal " REI" , que está ao nosso redor, com a energia vital "KI", que cada ser vivo possui.

A energia "Ki" é polarizada formada por prótons, elétrons e nêutrons, é a energia natural (positiva/negativa), existente em nosso corpo, gerada pelos nossos átomos. 

A  energia "Rei"  é a energia pura, de alta freqüência vibracional, sem polaridade. "Rei" é um tipo de energia primordial, segundo a física moderna, é de onde os átomos se originaram, isto é, ela é anterior à formação da energia polarizada, acima citada.
Dessa forma a energia "Rei" equilibra a energia "Ki".


ORIGEM DO REIKI

O sistema do Reiki tem origem no Japão e foi desenvolvido por Mikao Usui, em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kuruna. Não se sabe quais eram as atividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações. Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele chamou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.

Em abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai, que significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui" para assim continuar alegadamente a tratar pessoas com o Reiki. De acordo com as inscrições no seu túmulo,Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível. 

Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama, Hiroshima, Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926.

No Brasil, os ensinamentos chegaram só em 1982 e são hoje considerados tradicionais.

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

Só por hoje:

1 - Não se zangue,
2 - Não se preocupe,
3 - Seja grato,
4 - Trabalhe com diligência,
5 - Seja gentil para as pessoas

SÓ POR HOJE, NÃO SE IRRITE:



A raiva é uma emoção desnecessária. Quando uma pessoa se irrita, perde seu centro, seu sincronismo com o universo e com seu propósito de vida. Quando damos o melhor de nós e nos irritamos, porque consideramos que alguém não agiu de acordo com nossas expectativas necessidades e desejos. Tendemos a esquecer que essas pessoas foram atraídas para o nosso ambiente e que espelham a nós mesmos. Na verdade, toda a situação é um reflexo de causa e efeito criado pela própria pessoa. Essa atração pode servir para estimular nossos pontos fracos, que são a causa da raiva. Assim, quando uma pessoa incita outra a se irritar, a segunda deve controlar a emoção, dar conta consciente das suas reações e dominar as suas emoções. A raiva é uma energia que desarmoniza e cria doenças no corpo. É de grande sabedoria e altamente benéfico aprender a transformar esta energia lidando construtivamente com ela.

SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE:

Preocupar-se é esquecer que há um propósito divino universal em tudo o que acontece. A preocupação com o passado é inútil, pois cada pessoa faz o melhor que pode em cada situação da vida, conforme o conhecimento ou sabedoria que tem em determinado momento quando lamentamos um ato passado, devemos perceber que reagimos de acordo com os recursos que possuímos, então, devemos meditar sobre este ato, tirar daí uma lição, e sermos gratos por ela. Quanto ao futuro, também não vale a pena nos preocuparmos com ele, pois o criamos agora. Se cultivarmos a bondade, o amor incondicional, a benevolência, o pensamento positivo, então o nosso futuro será repleto de amor e ainda que aconteça algo que consideramos negativo, trata-se de mais uma lição a ser aprendida.

SÓ POR HOJE, SEJA GRATO ÀS BÊNÇÃOS QUE RECEBE:
Quando estamos na atitude de gratidão, nos sentimos abençoados pelo que recebemos, e também por aquilo que confiamos que constantemente será provido pela natureza, conseqüentemente começamos a atrair magneticamente a abundância. Quando nos focamos no que não temos, a falta continuará; por outro lado, se mantivermos conscientes da abundância ao nosso redor e nos sentirmos gratos por ela, a abundância se manifestará.

HOJE E SEMPRE, GANHA TEU PÃO DIÁRIO HONESTAMENTE:
De extrema importância para um fluxo de vida harmonioso, é a honestidade da pessoa em lidar com ela própria. Esta postura leva a pessoa a enfrentar a verdade em todas as coisas e conseqüentemente tenderá a projetar honestidade sobre os que a circundam. Ao invés de viver uma vida carregada de ilusão, rejeitando a realidade se uma pessoa viver na verdade, se for honesta consigo, descobre um bem estar interior tão agradável que será difícil não querer voltar a senti-la. Descobre que através da honestidade a sua qualidade de vida é potencializada. Assim, se a pessoa trabalha honestamente, está sendo verdadeira para com o se Eu Superior. Esta verdade é reforçada por um aumento de amor próprio que vai conseqüentemente irradiar harmonia em sua vida.

SEJA GENTIL COM TODOS:

Praticar o Amor espiritual e ser afetuoso com todos. Ser afetuoso com todos pode significar um sorriso ou um abraço no momento adequado, uma palavra de alento ou uma ação realizada com a cabeça e o coração.
Da mesma maneira, o amor pode ser também a consequência, a claridade e a força com que alguém segura uma pessoa que quer correr às cegas para a ruína até que esteja novamente em equilíbrio e possa tomar com calma, uma autêntica decisão para prosseguir seu caminho.