segunda-feira, 27 de junho de 2016

O QUE É DOENÇA?



Origina-se de um vocábulo latino " dolentia" que significa dor, padecimento.

Então doença é um conjunto de sinais e sintomas físicos, específicos que alteram um ser vivo, ou seja, altera o seu estado normal de saúde física e mental que podem ser causados por fatores externos ou internos do paciente.


Segundo a curadora norte-americana Bárbara Ann Brennan: " Toda doença é uma mensagem direta dirigida a você, dizendo-lhe que não tem amado quem é você e nem se tratado com carinho, a fim de ser quem você é." Completaria acrescentando que além de nos tratarmos com carinho, devemos também de nos tratarmos com respeito. Respeitar nossas vontades, nossos limites, nosso tempo. Então a manifestação da doença nos sinalizada que algo não está fluindo bem.

Na visão espírita a doença não é uma causa, é uma consequência das energias negativas que circulam por nossos corpos espiritual e material.O controle e filtro das energias são feitos através dos pensamentos e dos sentimentos, portanto, possuímos energias que nos causam doenças porque somos indisciplinados mentalmente e emocionalmente.

O tempo todo recebemos energia vital que vem do cosmo, da alimentação, da respiração e da irradiação das outras pessoas e para elas imprimimos a energia gerada por nós mesmos. Portanto somos responsáveis por emitir boas ou más energias às outras pessoas. Essa energia que irradiamos está impregnada com a energia gerada pelos nossos pensamentos e sentimentos. Dessa forma é necessário filtrar o que pensamos e sentimos e sempre procurar pensar ou sentir algo positivo sobre nós e sobre o que nos rodeiam para elevar nosso padrão vibratório.

Sentimentos como orgulho, avareza, ciúme, vaidade, inveja, calúnia, ódio, vingança, luxúria, cólera, maledicência, intolerância, hipocrisia, amargura, tristeza, amor-próprio ofendido, fanatismo religioso, bem como as consequências nefastas das paixões ilícitas ou dos vícios perniciosos, são também geradores das energias nocivas.


Na homeopatia a doença é vista como um desequilíbrio da energia vital. Então a doença é  muito importante, não para medicar o paciente, e sim para avaliarmos o prognóstico. Para o homeopata, cada ser humano faz a sua doença particular, com sintomas específicos, e ficar doente é um ato muito especial. Assim, uma pneumonia, além de representar uma inflamação dos pulmões, é consequência da forma de viver e sofrer de cada um, e é isto que dá o tom individual do ser humano entre todos na humanidade. 

Então dependendo das influências externas ou internas,  desse desequilíbrio energético causado pelo que sentimos, pensamos e falamos vai se manisfestar fisicamente e mentalmente em uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário